Aplicações

Artes Gráficas

O setor das Artes Gráficas combina a indústria de impressão e a indústria de embalagens representando uma variedade de processos de impressão. Uma indústria com a qual as pessoas tem contato todos os dias, por exemplo: uma simples visita ao supermercado local oferece uma variedade de tipos de embalagens alimentícias, materiais de propaganda e folhetos deixados em sua porta, a leitura de uma revista no consultório médico ou o simples abrir sua caixa de leite para o café da manhã.

Vernizes de Sobre Impressão - OPVs

Algumas das características que favorecem e diferenciam os OPVs curáveis por UV/EB de vernizes que utilizam outras tecnologias são, por exemplo: o alto brilho, a cura (secagem) mais rápida, maior resistência química, fazendo com que esta tecnologia venha dominando gradativamente o mercado de embalagens de papel cartão.
A QMN oferece todos os principais monômeros, oligômeros (resinas), fotoiniciadores e aditivos utilizados nesta aplicação e inclusive desenvolveu e comercializa uma resina especial que reduz significativamente o brilho, possibilitando a obtenção de um filme fosco.

Tintas de Impressão

As tintas de impressão curáveis por radiação UV/EB tem experimentado um crescimento contínuo. Suas vantagens sobre as tintas de impressão base d’agua e base solvente incluem secagem mais rápida, facilidade no setup do processo, baixo ou nenhuma emissão de VOC – Compostos Orgânicos Voláteis, menor demanda de energia elétrica, maior resistência química, assim como maior resistência a riscos e arranhões. Eles possibilitam ciclos de impressão mais curtos e rápidos, viabilizando impressões comerciais de alta qualidade e sob demanda (on-demand), e tornam viáveis a impressão e conversão on-line papel e papelão dobrável na indústria de embalagens. Tintas de impressão curáveis por radiação aplicadas através de diferentes processos: litografia, flexografia, serigrafia e jato de tinta.

Para tintas de impressão, a QMN tem vários oligômeros e monômeros que melhoram a fluidez de pigmentos, resultando em uma melhor definição de impressão e melhores propriedades de adesão.
A cura de sistema pigmentados (tintas) pode ser uma tarefa bastante desafiadora, por isto a QMN oferece uma variedade de fotoiniciadores para obtenção de um processo de cura eficiente e otimizado.

Impressão por Jato de Tinta

A impressão utilizando tintas UV por jato de tinta é uma aplicação que cresce rapidamente. Comparado com as tecnologias de impressão e de imagem convencionais, suas vantagens incluem relativo baixo custo de hardware, alta resolução com qualidade total de imagem que é uma característica em sistemas de impressão de baixo custo onde há necessidade de prazos curtos e impressão sob encomenda, além da capacidade para imprimir marcação e codificação em três objetos tridimensionais.

As tintas de impressão UV por jato de tinta são tipicamente formuladas com teor de sólidos próximo a 100% ou sistemas base d’água. As formulações geralmente contêm acrilatos de baixa viscosidade, visto que os bicos da cabeça de impressão devem permitir que o líquido seja bombeado e atravesse através de orifícios muito pequenos.

Embalagens para Alimentos

Existem quatro mecanismos principais pelos quais fotoiniciadores, seus subprodutos e monômeros que não reagiram estejam presentes em embalagens alimentícias: a migração e consequente penetração de materiais presentes no lado impresso através do substrato para o lado não impresso da embalagem; migração decorrente do contato do lado impresso com o lado sem impressão de uma pilha de folhas ou através do rolo de impressão; migração através da evaporação de materiais voláteis durante o aquecimento ou processo de secagem; e migração por condensação decorrente do arraste em uma destilação, secagem ou mesmo processo de esterilização.
As tintas de impressão utilizadas na impressão de embalagens de alimentos devem ser formuladas com matérias-primas desenvolvidas para oferecer baixa migração e oferecer a requerida resistência física e química, assim como estabilidade.

Os fotoiniciadores poliméricos patenteados pela IGM Resins foram especialmente e especificamente projetados para esta finalidade e aplicação. Estas tintas de impressão de baixa migração e de baixo odor foram adotadas por de marcas premium do setor de embalagens de alimentos. Tintas de impressão que utilizam a cura UV/EB estão desempenhando um papel importante na indústria de embalagens de alimentos, devido à sua completa reticulação e alta definição de impressão. A linha de fotoiniciadores Omnipol e Esacure da IGM e vários produtos da Linha Qualicure e Photomer atendem não só as normas regulatórias da União Europeia assim como a Swiss ordinance, mas também atendem especificações como a Lista Nestlé.

A indústria de embalagens alimentícias tem sido fortemente dominada pelo uso de papel e papelão, mas devido às novas tendências as embalagens flexíveis e o uso de plásticos tem se tornado mais comum.
Nossa equipe técnica pode customizar nossos produtos para atender às suas necessidades ou podem trabalhar em conjunto com você para desenvolver e fabricar novos materiais.